domingo, 11 de abril de 2010

TRÁFICO HUMANO




Abaixo estão alguns trabalhos feitos no Photoshop pela agencia McCann_Erickson, e que foram usados na campanha de 2009 para o DIA EUROPEU CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS.
Um trabalho belíssimo que serve de inspiração.
Leiam abaixo um post de Hélio Teixeira falando sobre o assunto.
Tráficos de pessoas, tráfico de seres humanos ou, simplesmente TSH, segundo a Wikipedia, é um tipo de tráfico com o objetivo de transferir pessoas de um lugar a outro, dentro do país ou não. Pode acontecer tanto legal, como ilegalmente. No Brasil, para a nossa vergonha, o tráfico de pessoas é a terceira maior fonte de renda com tráficos, atrás do tráfico de drogas e do tráfico de armas.

A definição aceita internacionalmente para tráfico de pessoas encontra-se no Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças (Palermo, 2000), instrumento já ratificado pelo governo brasileiro. Segundo o referido Protocolo, a expressão tráfico de pessoas significa:
“o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.”


O assunto desperta tanto interesse nos países europeus, que a União Européia criou o Dia Europeu Contra o Tráfico de Pessoas. A data escolhida foi o dia 8 de outubro. A data é marcada por manifestações públicas, palestras de conscientização em escolas e debates em todos os meios de comunicação.
Neste ano a campanha de mídia impressa foi realizada pela McCann-Erickson, e teve como tema“Certas pessoas estão muito presas ao seu trabalho – Não ignore o tráfico de pessoas”
Infelizmente, as pessoas, passivamente, acabam ignorando algo tão brutal, que acontece embaixo dos seus narizes. As imagens falam por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário